Rotary e o caminho inteligente para o entendimento social
A Bíblia, no livro de Provérbios, nos ensina que não devemos ter inveja dos violentos e nem fazer o que eles fazem. Graças a Deus, a nossa missão é promover a paz entre os homens e as nações. Somos mensageiros do bem, propagadores da boa convivência entre as pessoas e defensores da ética como estilo de vida. Esse é um dos salários que os rotarianos recebem para servir ao próximo, prestar serviços à comunidade e fomentar o ideal de servir.
A missão não é fácil. Afinal, vivemos em um país e em um mundo marcados pela violência. Causa espanto que mais pessoas morram a cada ano no Brasil pela violência urbana do que judeus e palestinos na guerra que travam há décadas para definir limites territoriais. Ou seja, é mais perigoso andar à noite nas ruas de algumas cidades brasileiras em tempo de paz do que atravessar as zonas de guerra no Oriente Médio.
A maneira como são tratados os astros que promovem as pancadarias no cinema, o falso sentimento de onipotência exibido por alguns praticantes de artes marciais e a falsa segurança transmitida pelos que usam com destreza algum tipo de arma tem levado muitas pessoas inseguras a invejarem os violentos. Contudo, quem utiliza o recurso da violência para se impor é um fraco, desumano e covarde.
A dependência da força bruta faz do homem um refém de sua própria condição física. Mais cedo ou mais tarde, ele será vítima de alguém mais forte. O caminho inteligente e eficiente para conquistar um lugar ao sol e viver em paz encontram-se no conhecimento e no uso correto deste conhecimento para a convivência com as pessoas e a utilização dos mecanismos que orientam a vida em sociedade. O covarde agride e se isola; o sábio promove a paz e conquista espaço. Ademais, violência atrai violência e gera sentimentos destrutivos como o ódio. Este, como disse alguém, é sempre assassino; quando não mata o alvo, mata quem o tem.
O homem deve almejar valores que tragam benefícios a todos e buscar a sabedoria, a paz, a equidade, o entendimento, o amor. Acreditar e lutar por tais axiomas é patrocinar a vida abundante e feliz com a qual todos sonhamos. É tolo quem faz opção por uma vida de violência. Esses, na maioria das vezes, são vítimas de sua própria opção de vida. Portanto, devemos trabalhar para que todos tenham paz. Essa é a nossa missão.
* O autor é Gercy Joaquim Camêlo, governador 2012-13 do distrito 4530 e associado ao Rotary Club de Goiânia-Anhanguera, GO.
Confira o artigo original no site Brasil Rotário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário