quarta-feira, 12 de março de 2014

Entre em ação no Mês da Alfabetização


Por Ellina Kushnir, funcionária da equipe de programas do RI


Apesar do aumento nos índices de alfabetização entre os jovens, 897 milhões de pessoas em todo o mundo continuam analfabetas* e 57 milhões de crianças em idade escolar não frequentam a escola. Em março, Mês da Alfabetização no Rotary, vamos reafirmar nosso compromisso com a educação básica e alfabetização em nossas comunidades e no mundo.


Leia alguns exemplos de como estamos ajudando a melhorar a educação em todo o mundo:


O Rotary Club de Tachia Centennial, Taiwan, doa livros a crianças de até cinco anos de idade para que cultivem o amor pela leitura. O Ministério da Educação de Taichung City dá orientação sobre quais livros devem ser distribuídos por meio do projeto Bookstart. Mais de 130 famílias já participaram do programa.




Com enfoque na melhoria da compreensão da leitura e apreciação por livros, o Rotary Club de Nassau Sunrise, Bahamas, desenvolveu a iniciativa hora da leitura em uma pré-escola da comunidade. Toda semana os associados do clube leem livros, orientam os alunos e promovem a apreciação pelos livros.


Mesmo que as taxas de alfabetização estejam em ascensão, ainda há muito a ser feito. Você quer ajudar?


O Rotary Club de Phnom Penh, Camboja, está procurando ajuda para uma biblioteca móvel que percorre as regiões remotas do país. A biblioteca é operada por um bibliotecário em um assistente voluntário e circula por cerca de dez comunidades ao longo da semana. Além de fornecer à comunidade acesso a livros, o bibliotecário também realiza atividades de leitura e conta histórias. Cerca de 1.000 crianças se beneficiam do projeto mensalmente.


O Rotary Club de Grand Cayman-Sunrise, Ilhas Cayman, está procurando por parceiros para apoiar o programa Leveled Literacy Intervention. Os estudantes melhoram suas habilidades de leitura participando do programa que acontece depois das aulas durante 4 a 5 dias por semanas por até 18 semanas.


Durante o mês de março, incentive os rotarianos de seu distrito a visitarem o blog Conexões de Serviços do Rotary para dicas, recursos e histórias de sucesso para ajudá-los a planejar seus projetos de alfabetização. Faça parte desse diálogo e mostre como seu clube apoia iniciativas de educação básica e alfabetização no Rotary Showcase.

*Dados da Unesco de junho de 2013

Nenhum comentário:

Postar um comentário