terça-feira, 8 de maio de 2012

Oradores pedem aos rotarianos para atacar a pobreza global

Brasil Rotário
Pobreza e fome foram os assuntos da segunda sessão plenária da Convenção de 2012, com uma gama de oradores de primeira linha incentivando os rotarianos a usarem seus talentos para solucionar estes problemas globais.
O Nobel da Paz e pioneiro em microcrédito,Muhammad Yunus, elogiou os rotarianos por seu trabalho na distribuição de pequenos empréstimos a pessoas carentes. O fundador do Grameen Bank também incentivou os participantes da Convenção a formar iniciativas para trabalhar com os pequenos negócios dos tomadores de empréstimos, visando não somente a renda, mas também buscando reverter o lucro em prol das comunidades em que estes negócios estão inseridos.

Yunus falou de uma joint venture entre o Grameen Bank e a Danone para a produção de iogurte para crianças de Bangladesh. A joint venture não apenas serve para reduzir os níveis de má-nutrição infantil como também gera empregos na produção e distribuição de alimentos.

“No mundo de hoje nós usamos dinheiro para ganhar dinheiro, e não para resolver problemas. Se usarmos dinheiro de forma criativa com uma mentalidade de negócios, não há problema que não possamos resolver.”

O Grameen Bank fez parceria com a Adidas para a produção de calçados a menos de US$1 o par, para prevenir a infecção por meio de parasitas pelo pé em comunidades carentes.

“Meu sonho é que um dia a pobreza deixe de existir em nossa sociedade, ficando confinada somente aos museus, para que nossos netos só a conheçam quando visitarem estes locais.”

Hugh Evans, ativista contra a pobreza e cofundador e CEO do Projeto Global contra a Pobreza, disse que o Rotary pode usar sua invejável influência na luta contra este mal.

“Assim como o Rotary, nós acreditamos que a mobilização de massa é capaz de mudar o mundo”, enfatizou Evans. “Quando olhamos ao redor e vemos as necessidades de outras pessoas, o nosso fardo parece menos pesado e temos uma nova perspectiva. Este conceito, que é o mesmo que vocês rotarianos têm, norteia nosso trabalho no Projeto Global contra a Pobreza.”

Conexão ONU

Gillian Sorensen, assessora especial da Fundação das Nações Unidas, pediu aos rotarianos para trabalharem com os governos na solução de problemas mundiais como pobreza, fome, analfabetismo e falta de acesso à água potável e saneamento.

“Problemas como estes são muito grandes para os governos resolverem sozinhos. Eles precisam de parceiros do setor privado, como a organização de vocês, que é capaz de contribuir e liderar.”

Sorensen acrescentou que o Rotary, que tem 66 anos de ligação com a ONU, continua sendo uma presença de peso no prédio das Nações Unidas em Nova York. “Sem dúvidas, o papel de vocês é igual ao do Unicef, Unesco e OMS.”

Angelique Kidjo, compositora e cantora premiada com o Grammy e ativista, disse que o mundo enfrenta muitos problemas de saúde para os quais não há solução, mas ela salientou que os piores são aqueles para os quais há solução e mesmo assim pouco é feito para resolvê-los.

Kidjo, que virou embaixadora da boa vontade do Unicef em 2002, disse que a campanha “Falta Só Isto” é perfeita para passar a urgência de se erradicar a pólio.

* Outras notícias da Convenção — Alguns rotarianos se propuseram a criar o maior sorriso do mundo no dia 6 de maio no centro de convenções. Exatamente 2.012 pessoas usaram ponchos azuis e amarelos e se posicionaram para formar um sorriso gigantesco.


















 

 

Rotary International (Ryan Hyland)

Venha matéria original clicando AQUI!

Nenhum comentário:

Postar um comentário